NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
14 de janeiro de 2023 - 16h01

PRÉVIA: Minnesota Vikings x New York Giants – NFL Playoffs 2022-23 (NFC Wild Card)

Reprise da Semana 16, Vikings e Giants prometem uma partida equilibrada com grandes emoções para a tarde de domingo

O Wild Card Weekend da NFL promete grandes emoções, inclusive a reprise de um dos jogos mais eletrizantes desta temporada. Neste domingo (15), o New York Giants (9-7-1) visita o Minnesota Vikings (13-4) na esperança de se redimir pela derrota sofrida na véspera de Natal. Apesar da diferença nos resultados ao longo da temporada, este confronto deve ser bastante equilibrado.

Depois de dois anos sem chegar à pós-temporada, desta vez os Vikings carimbaram sua vaga com antecedência. O time mostrou que sabe vencer jogos apertados, ao mesmo tempo que demonstrou ter dificuldade de dominar partidas, mesmo contra oponentes mais fracos.

Já os Giants superam uma seca de cinco anos sem se classificar para os playoffs. Em seu primeiro ano na franquia, Brian Daboll transformou o time, ao ponto de ser cotado para o título de Coach of the Year por boa parte da temporada. 

Quando se enfrentaram na semana 16, as estrelas de ambos os times brilharam, protagonizando um confronto emocionante, decidido com um chute de 61 jardas nos segundos finais.

(Foto: Reprodução Site Oficial/ New York Giants)

COMO CHEGAM

Campeão da NFC Norte e com a terceira melhor campanha da conferência, o Minnesota Vikings ainda é tido por muitos como um time de “campanha enganosa”. Isso porque das 13 vitórias na temporada, 11 foram decididas por uma posse de bola, geralmente tomando a frente no placar nos minutos (ou até segundos) finais. Enquanto isso, nas três derrotas a equipe foi completamente anulada pelos adversários. 

Apesar de tudo, a campanha dos Vikings mostra que a abordagem mais agressiva da equipe nesta temporada deu resultado. O time resolveu começar do zero, despedindo-se de Mike Zimmer depois de oito anos e dando a Kevin O’Connell sua primeira oportunidade como head coach. O ataque prosperou com a mudança, mas a defesa praticamente desmoronou. Os Vikings são o único time na história da NFL a ter 13 vitórias e um saldo negativo de pontos.

Minnesota fez duas adições importantes de dois rivais de divisão, trazendo Za’Darius Smith, do Green Bay Packers, na offseason e trocando por TJ Hockenson, do Detroit Lions, poucas horas antes do trade deadline.

Os Vikings viveram uma montanha russa de emoções nesta temporada, virando partidas nos últimos minutos e até protagonizando a maior virada da história da liga ao superar um déficit de 33 pontos contra o Indianapolis Colts para garantir o título de divisão. O time precisará mostrar essa mesma garra se quiser seguir vivo em busca do título inédito.

Do outro lado, os Giants começaram a temporada surpreendendo adversários com elencos teoricamente mais fortes e acabaram perdendo muito o desempenho depois da bye week. Apesar disso, a equipe conseguiu garantir a vaga nos playoffs com uma semana de antecedência e se deu o luxo de poupar seus titulares na última rodada.

A reviravolta que colocou a franquia de Nova York nos playoffs pela primeira vez desde 2016 também começou com uma troca da equipe técnica. O novo GM Joe Schoen e o head coach estreante Brian Daboll receberam um time com o salary cap comprometido e tiveram a missão de fazer o melhor que podiam com um elenco limitado.

A mudança fez a diferença. Os Giants que vemos hoje são um time bem treinado e disciplinado, que conseguiu extrair bom desempenho de jogadores que não correspondiam às expectativas, até então, como o quarterback Daniel Jones.

Apesar das oscilações na última temporada, o time tem motivos para estar otimista com o confronto. Os retornos do safety Xavier McKinney e do cornerback Adoree’ Jackson, que desfalcaram a equipe na semana 16, devem oferecer mais consistência à secundária, algo fundamental para conter o corpo de recebedores dos Vikings.

O JOGO

Assim como a partida da semana 16, o vencedor deve ser definido nos detalhes. As duas equipes apresentam algumas características semelhantes, com head coaches estreantes, quarterbacks que precisam se provar em jogos decisivos e running backs de alto nível. 

A missão mais importante dos Giants é conter Justin Jefferson. O recebedor é o jogador mais importante do confronto e os jogos em que foi anulado pelos adversários são justamente os que Minnesota perdeu. Isso sem descuidar de Hockenson, já que a franquia de NY foi a quinta pior contra TEs.

Os Giants também devem explorar o esquema tático limitado (e um tanto previsível) dos Vikings, principalmente contra o jogo aéreo. Daniel Jones deve recorrer bastante a suas habilidades como corredor, até porque deve ser bastante pressionado pelo pass-rush adversário.

Já o foco dos Vikings está em dar tempo o suficiente para que Kirk Cousins encontre Justin Jefferson. O quarterback foi sackado quatro vezes na semana 16, mas teve um bom desempenho contra a blitz durante a temporada. 

A secundária de Minnesota, apesar de vulnerável, pode fazer uma diferença positiva. A unidade acumulou 15 interceptações na temporada e, em um jogo apertado, um turnover pode mudar o destino da partida.

QUEM PODE DECIDIR

Justin Jefferson (Vikings): O jogador é o principal motor por trás do sucesso dos Vikings. Em 2022, o WR liderou a liga em recepções (128) e jardas recebidas (1.809), além de protagonizar compilações de melhores momentos com recepções espetaculares. Sua simples presença em campo já desequilibra o jogo, pois acaba abrindo espaço para outros recebedores.

Patrick Peterson (Vikings): O cornerback lidera os Vikings em passes desviados e interceptações, incluindo uma contra os Giants. Em um confronto em que a secundária deve ser bastante explorada, um jogador sólido pode fazer a diferença, principalmente se conseguir forçar um turnover.

Saquon Barkley (Giants): A principal estrela dos Giants. A defesa dos Vikings é mais sólida contra o jogo terrestre, mas não conseguiu segurar o running back na semana 16. Se Barkley conseguir estabelecer a corrida desde o início, pode aliviar a pressão sobre jogo aéreo e manter o relógio sobre controle, um elemento fundamental em confrontos apertados.

Daniel Jones (Giants): Os Giants têm um jogo terrestre sólido, mas a vitória depende principalmente de Daniel Jones. O quarterback está na melhor temporada de sua carreira, passando para 3.205 jardas e 15 touchdowns, além de registrar mais 708 jardas e sete touchdowns correndo. Um grande jogo de Jones pode ser o fim da linha para os Vikings.

PALPITE: New York Giants

Este é um dos confrontos com favoritismo menos definido da rodada, e a equipe que errar menos deve sair vitoriosa. Os Giants chegam com sede de vingança e devem apostar na explosão de Saquon Barkley e na mobilidade de Daniel Jones para tomar o controle do jogo desde o princípio. O talento de Justin Jefferson deve deixar a partida equilibrada, mas o wide receiver não vai conseguir mascarar os defeitos da defesa para sempre. 

SOBRE O JOGO

Dia: 15/01/2023

Horário: 18h30, horário de Brasília

Local: U.S. Bank Stadium, em Minneapolis, Minnesota

Transmissão para o Brasil: RedeTV!, ESPN2 e Star+

instagram