NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
22 de junho de 2024 - 00h06

Com goleada, Edmonton Oilers vence Florida Panthers e força o jogo 7

Com show de Stuart Skinner, Oilers vencem Panthers por 5 a 1 e empatam a grande decisão da NHL em 3 a 3

Mais um jogo histórico na Final da Stanley Cup de 2023-24. Nesta sexta-feira (21), o Edmonton Oilers derrotou o Florida Panthers por 5 a 1 no jogo 6 e empatou a grande decisão em 3 a 3, forçando o jogo 7 nesta segunda-feira (24), na Flórida. É apenas a terceira vez na história da NHL uma equipe conseguiu empatar um placar após estar perdendo por 3 a 0 na decisão da NHL, sendo que nas duas anteriores, os Red Wings empataram mas perderam o jogo 7 em 1945 e três anos antes, os Maple Leafs fizeram o mesmo, mas se sagraram campeões virando para 4 a 3.

É a primeira vez que a decisão da NHL chega ao jogo 7 desde 2019, quando o St. Louis Blues venceu o Boston Bruins para levantar a Stanley Cup. Nas últimas três vezes que tivemos o jogo 7 para desempatar a série, o time visitante levou a melhor. Na última vez que os Oilers chegaram a uma final, em 2006, foram derrotados pelo Carolina Hurricanes em um jogo 7 longe de Edmonton. Pelo lado dos Panthers, a equipe disputou apenas um jogo 7 na história dos playoffs em casa e saiu derrotada pelo New Jersey Devils.

O que está garantido é que a história será feita na segunda-feira, na Amerant Bank Arena, em Sunrise. Os Panthers chegaram a decisão pela terceira vez na história da franquia, sem ainda conquistar o título. Os Oilers, que dominaram a NHL na década de 80, levaram a Stanley Cup pra casa pela última vez em 1990 e desde 1993, com o Montreal Canadiens, um time do Canadá não conquista a máxima glória do hóquei no gelo.

Animados pelas vitórias nas partidas 4 e 5, os Oilers usaram a empolgação do lotado Rogers Place para começar pressionando os Panthers no início do jogo. Aos sete minutos, Brett Kulak roubou o puck na sua linha azul e achou Leon Draisaitl, que partiu em velocidade para o ataque. Com um lindo passe, deixou Warren Foegele livre para bater Sergei Bobrovsky e abrir o marcador para os donos da casa, 1 a 0.

Mesmo na liderança, os Oilers mantiveram a pressão na busca do segundo, tanto que foram 11 finalizações ao gol apenas no primeiro período. Mas o time canadense brilhou na defesa, limitando o bom ataque dos Panthers a apenas duas finalizações ao gol de Stuart Skinner e impedindo qualquer chance de gol de Florida no fim do período, quando os Panthers tiveram dois minutos de power play.

No segundo período, Edmonton voltou ainda mais animado do vestiário e ampliou o placar antes do primeiro minuto. Mattias Ekholm passou o disco da sua zona defensiva e encontrou seu xará, Mattias Janmark que estava livre na linha azul do ataque. Janmark invadiu a zona ofensiva e achou o veterano Adam Henrique, que finalizou sem chances para Bobrovsky, fazendo 2 a 0 Oilers.

Logo depois, parecia que os Panthers conseguiriam uma reação, quando Alex Barkov aproveitou rebote de Skinner e diminuiu a diferença para um gol. Mas o treinador dos Oilers, Kris Knoblauch, desafiou o lance, alegando impedimento no início da jogada. Após uma longa revisão via vídeo pelos árbitros, foi confirmado que Sam Reinhart entrou na zona ofensiva antes que Carter Verhaeghe entrasse com o puck, o que caracteriza a infração. O gol foi anulado e o placar seguiu mantido 2 a 0 para os Oilers.

“Foi um lance crucial. Fantástico trabalho feito pela nossa comissão técnica e analistas de vídeo. Eles ficam lá no alto vendo o jogo e parece que não ajudam muito, mas eles são fundamentais. Fizeram uma grande chamada e o momento do jogo virou para o nosso lado.” completou Ekholm, sobre o lance em entrevista no fim o período.

Mas antes da entrevista do defensor de Edmonton, a equipe marcou mais um, abrindo 3 a 0 no marcador. Em outra boa ação defensiva, Ryan Nugent-Hopkins bloqueou finalização de Gustav Forsling e acabou ligando o contra-ataque, com Zach Hyman pegando o puck na zona neutra, acelerando e de backhand, marcou mais um gol para os donos da casa, fazendo explodir o Rogers Place.

Se Barkov teve um gol anulado no segundo período, o russo, enfim, entrou no placar no começo do terceiro. O capitão dos Panthers ganhou o faceoff na zona ofensiva e o time fez um bom trabalho em manter o disco dentro dela. Verhaeghe achou Barkov pelo lado direito e com uma linda jogada individual, cortou por toda a defesa dos Oilers e finalizou sem chances para Skinner, diminuindo a diferença para dois gols.

Mas faltou companhia para Barkov na luta pela reação. Matthew Tkachuk, Sam Reinhart e Carter Verhaeghe, artilheiros do time nos playoffs, estavam apagados, muito por conta da excelente atuação defensiva dos Oilers, especialmente Darnell Nurse. Sem alternativas, o treinador dos Panthers Paul Maurice partiu para a estratégia do empty net, tirando Bobrovsky para ter mais um patinador. Mas os visitantes não tiveram nem tempo de tentar um ataque, quando Foegele roubou o puck e achou Ryan McLeod que da zona neutra, disparou para o gol vazio, marcando 4 a 1 Oilers.

Maurice manteve Bobrovsky no banco e menos de 20 segundos depois, Skinner fez uma defesa espetacular que se tornou um passe para Nurse disparar da sua própria zona defensiva e fechar o placar em 5 a 1, creditando uma assistência para o goleiro. Com a decisão empatada em 3 a 3, as duas equipes pegam o avião e encaram 4.500 km de viagem até a Flórida, para o decisivo e histórico jogo 7 na segunda-feira (24).

Confira os melhores momentos do jogo 6 da decisão da NHL!

Créditos na foto: site oficial da NHL

instagram