NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NHL
25 de julho de 2024 - 21h07

Dono dos Suns revela vontade de levar NHL de volta a Arizona

"Espero que um dia seja possível", diz Mat Ishbia, sócio-proprietário das franquias de Phoenix na NBA e na WNBA

A mudança do Arizona Coyotes para Utah segue rendendo assunto. A saída do time deixou o estado sem franquia da NHL, pelo menos na prática. Oficialmente, o clube ainda existe e seu status é de “inativo”, o que sinaliza que as operações podem ser retomadas caso a liga decida expandir para além de 32 equipes futuramente. Nesta quarta-feira (24), Mat Ishbia, um dos donos do Phoenix Suns na NBA, falou sobre a possibilidade de reativá-lo na região. “Espero que um dia possamos trazer o hóquei de volta”, comentou ao Sportico.

Ishbia e seu irmão, Justin, adquiriram os Suns e a franquia da WNBA Phoenix Mercury, em 2022. O bilionário e filantropo disse ao jornalista Barry Bloom que reativar uma franquia da NHL no estado é um compromisso social. “Com certeza, quero ser parte da comunidade (de Phoenix) e se eu puder trazer o hóquei de volta, vou dar um jeito.”

Para o empresário, uma metrópole como Phoenix não pode ficar sem um time em uma das major leagues do país. “Esta é uma cidade de quatro times. Fico decepcionado por não termos um time de hóquei. Entendo o que aconteceu e um dia nós vamos corrigir.”

Curiosamente, Phoenix foi a primeira casa dos Coyotes quando o time mudou de Winnipeg, em 1996. Na época, o time dividia o Footprint Center, que na época se chamava America West Arena, com o Phoenix Coyotes. O ginásio, no entanto, havia sido projetado especificamente para basquete e readaptá-lo ao hóquei em dias de jogos era muito trabalhoso, o que levou os Yotes a deixarem o local em 2003.

Em 2017, quando um possível retorno do time à arena foi especulado, o antigo proprietário dos Suns, Robert Sarver, disse que não estava disposto a dividir o espaço. Ishbia se mostrou aberto à possibilidade, mas indicou que um novo ginásio seria necessário. “Adoro a nossa arena, é uma arena de primeira. Mas em algum momento vamos precisar de uma nova.”

Atualmente, a NHL e a NBA dividem 11 cidades entre Estados Unidos e Canadá e, em todas, as franquias das duas ligas compartilham suas arenas, incluindo o novo Utah Hockey Club, cujos proprietários também são donos do time de basquete Utah Jazz.

Além do mais, há arenas na NBA que já foram usadas por time da NHL, caso do Barclays Center, no Brooklyn, que foi casa do New York Islanders de 2015 a 2020.

Também há casos onde franquias da NBA compartilham o espaço com times de hóquei de outras ligas. Desde 2012, o Orlando Solar Bears, time da East Coast Hockey League, joga no Kia Center, do Orlando Magic; a Rocket Mortgage FieldHouse, antigamente chamada Quicken Loans Arena, onde LeBron James fez história com o Cleveland Cavaliers, serve de abrigo para o Cleveland Monsters, da American Hockey League, desde 2007.

O inverso também acontece. Seattle não tem time na NBA, mas o Seattle Kraken divide a Climate Pledge Arena com o Seattle Storm, da WNBA. Já a PNC Arena, do Carolina Hurricanes, também é utilizada pelos times de basquete universitário de North Carolina State.

Foto: NBA.com

instagram