NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
29 de fevereiro de 2024 - 09h02

Gol de McDavid no OT dá vitória aos Oilers sobre os Blues

McDavid marca após 11 jogos, dá duas assistências; Hyman marca dois gols, chega a 40 na temporada

Nesta quarta-feira (28), na arena Rogers Place, o Edmonton Oilers venceu o St. Louis Blues, no overtime, por 3 a 2. Connor McDavid marcou o gol da vitória faltando 26 segundos para o fim da prorrogação. O atacante foi o destaque da partida, com três pontos. Além do gol, ele contribuiu com mais duas assistências.

“O momento foi excelente”, declarou, no pós-jogo, o treinador dos Oilers, Kris Knoblauch. “Ele tem feito tudo menos marcar, e ele está na súmula duas, três vezes quase todas as noites durante esse período. E, uau, aquele gol que ele marcou no overtime”.

Os destaques dos Oilers na vitória ficaram para as atuações de múltiplos pontos de Connor McDavid, de Zach Hyman, que marcou dois gols, além de Ryan Nugent-Hopkins, que contribuiu com duas assistências. Já na defesa, Stuart Skinner terminou o confronto com 32 disparos salvos, sendo vazado duas vezes.

“Eu digo, eu jogo com o melhor jogador do mundo, então eu sou muito sortudo, e muito consciente de que sou muito sortudo”, afirmou Hyman, após anotar seu 40º gol na temporada. “Obviamente, uma das maiores razões pelas quais eu escolhi vir para cá foi ter a chance de jogar com Connor”.

Já no lado derrotado, os destaques dos Blues na partida foram Robert Thomas, com um gol e uma assistência, Jordan Kyrou, contribuindo com duas assistências, e Pavel Buchnevich  autor de um gol. Jordan Binnington encerrou a partida com as mesmas 32 finalizações salvas do goleiro dos Oilers, contudo sofreu três gols.

“Obviamente, nós estamos desapontados com a derrota. Nós sentimos que merecíamos algo melhor neste jogo, jogando partidas back-to-back fora de casa”, comentou no pós-jogo o treinador de St. Louis, Drew Bannister. “Eu adorei o esforço dos nossos caras. Eu acho que persistimos aqui nesta noite. Eu fiquei desapontado pelos nossos jogadores que não foram capazes de conquistar a vitória, mas tem um monte de pontos positivos que podemos tirar deste jogo daqui para frente”.

(Foto: NHL.com / Edmonton Oilers)

O JOGO

Logo no início da partida, com dois minutos, Leon Draisaitl foi punido por high sticking. Já no primeiro ataque durante esse power play, Robert Thomas recebeu passe de Torey Krug e acertou um belo disparo na gaveta direita de Skinner, para abrir o placar da noite no Canadá. Dois minutos e meio depois, aos 4:49, os Blues ampliaram. Após uma tentativa de Thomas finalizar de primeira, mas não acertar em cheio, o próprio pegou o rebote atrás da linha de gol e passou para Jordan Kyrou. O camisa número 25 encontrou Pavel Buchnevich, que de frente para o gol, contou com um desvio na sua finalização antes do disco estufar as redes dos mandantes e fazer 2 a 0 no placar.

Binnington estava conseguindo segurar o ataque dos Oilers, mas faltando 1:44 para o fim do período, durante uma jogada de power play, por tripping cometido por Kevin Hayes, a primeira unidade dos Oilers foi cirúrgica e precisou somente de oito segundos para marcar. Após vencer o faceoff, a jogada foi feita pela ala direita, até McDavid encontrar Zach Hyman como um pivô na frente da área dos Blues, e o atacante friamente fintar o goleiro adversário e bater para o gol.

Na volta do segundo período, uma jogada curiosa. Depois dos mandantes venceram a disputa inicial, Darnell Nurse ficou com o disco na zona neutra pela ala esquerda e finalizou rapidamente para o gol, pela tabela. O goleiro dos Blues estava fora de posição e por pouco não tomou o gol.

Com 4:54, uma tentativa de se livrar do disco da defesa dos Blues, visando à troca de linhas, deu errado. Evan Bouchard ficou com a posse na zona defensiva e conectou rapidamente um passe/lançamento para Hyman e McDavid que surgiam livres no ataque. No 2 contra 1, o camisa número 97 deu o passe já em frente a Binnington para o companheiro de linha, Hyman, só tirar do goleiro para marcar o gol de empate.

A partida seguiu para o terceiro período mais equilibrada, após o melhor momento dos Oilers antes do gol de empate, os Blues conseguiram equilibrar as chances criadas. Nesse último tempo, ambas as equipes tiveram uma oportunidade cada durante power play, a começar com os Blues, que já iniciaram o último período com um homem a mais, depois de Bouchard no último lance do segundo período ser penalizado por uma interferência. Contudo nenhuma das equipes conseguiu aproveitar essas chances de vantagem numérica, e nem mesmo no 5 contra 5, assim a partida seguiu para o overtime.

No OT, a partida manteve-se equilibrada, com as equipes intercalando no ataque, e os goleiros iam agarrando firme e levando a disputa para os shootouts, mas aí veio a estrela de McDavid. Faltando 26 segundos para o encerramento, o líder de assistências da NHL, com 72, cansou de dar passes e resolveu a partida ele mesmo. O número 97 partiu com o disco da zona de defesa, fintou o primeiro adversário na zona neutra, que por sinal aparentava estar exausto. Ele foi do centro do gelo para a ala esquerda, passou pelo segundo marcador, e quando chegou no círculo do faceoff e estava diante somente de Binnington, finalizou. O goleiro conseguiu fazer a defesa, mas de raspão, pegando mais no uniforme que no próprio jogador, e na trajetória o disco acabou desviando e descansou no fundo das redes do Blues.

Para a incredulidade de Binnington, para o alívio de McDavid, que há 11 partidas não balançava as redes, além claro do êxtase dos torcedores dos Oilers presentes na arena, que vibraram com a jogada, o gol de McDavid e a vitória na prorrogação.

“Eu estava muito cansado. Ek (Mattias Ekholm) estava cansado”, comentou McDavid, sobre a jogada do gol. “Eu continuei dando voltas para cima dele. Eu me senti mal por ele. Ele estava tentando sair do gelo, mas ele meio que tocou para mim lá e eu só tentei dar um último toque. Eu sei que não havia muito acontecendo naquela jogada. Eu apenas tentei levar o disco para a rede de alguma forma, e, felizmente, ele entrou”.

Veja os melhores momentos da partida:

Os Oilers (35-20-2) chegaram a 72 pontos, um atrás do Vegas Golden Knights, que ocupa a segunda posição da Divisão do Pacifico, contudo a equipe canadense disputou duas partidas a menos. A franquia de Edmonton volta ao gelo, fora de casa, diante do Seattle Kraken (25-22-11) neste sábado (2).

Já os Blues (30-26-3), com 63 pontos, ocupando a quinta posição da Divisão Central, voltam a jogar também no sábado (2), quando receberão o Minnesota Wild (28-25-6), que está um ponto atrás da equipe de St. Louis, na mesma divisão.

Confira o outro resultado desta quarta-feira (28) pela temporada 2023-24 da NHL:

Columbus Blues Jackets 1 @ 4 New York Rangers

instagram