NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
31 de maio de 2024 - 20h05

Jaccob Slavin ganha prêmio de ‘espírito esportivo’ da NHL

Contrariando as estatísticas, defensor do Carolina Hurricanes vence o Lady Byng Memorial Trophy pela segunda vez em quatro anos

A NHL anunciou nesta quinta-feira (30) que Jaccob Slavin, do Carolina Hurricanes, é o vencedor do Lady Byng Memorial Trophy de 2024. É a segunda vez nos últimos quatro anos que ele conquista o prêmio, entregue a jogadores que melhor demonstram “o espírito esportivo e a gentileza combinados com uma grande performance.” Sua vitória contraria a estatística: em 99 anos, apenas quatro defensores levaram o troféu. Desses, apenas Slavin e Red Kelly foram eleitos mais de uma vez.

Slavin joga na organização Carolina Hurricanes desde 2015 e hoje, aos 30 anos de idade, é um dos capitães alternativos do time. O defensor disputou 81 jogos na temporada 2023-24 e anotou seis gols e 31 assistências.

“Toda glória a Deus! Ele me deu o dom de jogar e a oportunidade de fazer o que faço”, disse Slavin ao programa The Point, da ESPN americana. “É uma tremenda honra ganhar esse prêmio. Significa muito para mim.”

Os Hurricanes foram eliminados na segunda rodada dos playoffs, em seis jogos, para o New York Rangers.

Lady Byng, um tabu entre defensores

Em sua entrevista a The Point, Slavin se mostrou surpreso com seu bicampeonato pessoal. “É estranho ser um cavalheiro dando duro na defesa”, disse.

A declaração corrobora com a tendência do prêmio. O troféu, que leva o nome da ex-primeira dama do Canadá, Lady Evelyn Byng, foi instituído em 1925 e, até hoje, apenas quatro defensores o conquistaram: Bill Quackenbush, Red Kelly, Brian Campbell e o próprio Slavin.

A falta de representantes entre defensores não é por acaso e bate com a opinião de Slavin. A posição costuma exigir mais rispidez, o que, naturalmente, afasta atletas do troféu. “Acho que é possível ser agressivo, mas fazer isso do jeito que tem que ser feito, respeitando seus adversário”, comentou o atual vencedor.

Uma curiosidade: Kelly conquistou o Lady Byng quatro vezes, mas “apenas” três como defensor. Polivalente, ele foi eleito jogador mais leal como atacante em 1961.

Frank Boucher, atacante do New York Rangers nos anos 20 e 30, é o recordista do prêmio com sete conquistas.

Foto: NHL.com

instagram