NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
3 de junho de 2024 - 05h06

Oilers vencem os Stars no jogo 6 e vão à final da Stanley Cup

Com vitória por 2 a 1, Edmonton fecha a série em 4 jogos a 2 e avança à decisão após 18 anos; econômico, time decide jogo no primeiro período

O Edmonton Oilers venceu o Dallas Stars por 2 a 1 neste domingo (2)  e conquistou o título da Conferência Oeste da NHL. Assim, o clube de Alberta volta à decisão da Stanley Cup depois de 18 anos para encarar o atual vice-campeão, Florida Panthers.

O mais surpreendente deste jogo 6 foi a falta de assertividade de Edmonton: o time da casa deu apenas dez chutes a gol — mas marcou duas vezes, ainda no primeiro período, suficiente para a classificação. Sempre contestado, o goleiro Stuart Skinner foi o grande destaque.

Para além da ótima performance do arqueiro de Edmonton, a vitória foi obtida em lampejos da linha principal do time, mesmo em noite pouco inspirada. Em dois power plays, um no começo e um no final da primeira etapa, os Oilers definiram a vitória e passagem à final da Stanley Cup.

Capitão e estrela da franquia, Connor McDavid abriu o placar em belo lance individual, onde mostrou sua habilidade e capacidade de encontrar espaços, mesmo entre forte marcação adversária. Eram apenas cinco minutos de jogo e foi praticamente o primeiro contra-ataque de Edmonton.

O segundo gol, que acabaria decidindo a classificação, também saiu em jogada de McDavid que assistiu Zach Hyman. O atacante bateu à queima roupa e abriu 2 a 0 para os Oilers.

Aos Stars, restou bombardear Edmonton — e bem que o clube texano tentou, sobretudo porque, embora o time da casa tivesse uma boa cobertura defensiva, nem mesmo o jogo físico estava funcionando. Skinner teve uma de suas melhores atuações nos playoffs e, possivelmente, na carreira.

O gol solitário de Dallas saiu na etapa final, em lance de fragilidade defensiva dos Oilers. O chute de Tyler Seguin ricocheteou na borda do fundo do rinque e voltou. Mason Marchment ficou com a sobra, a zaga se atrapalhou na hora de se recompor, Skinner saiu mal do gol e o atacante dos Stars diminuiu para os visitantes.

Não foi o bastante para conseguir o empate. Apesar da falha no gol do adversário, Skinner, mais uma vez, teve bom desempenho e garantiu a classificação de Edmonton, de volta à final da Stanley Cup. Sua última decisão foi em 2006, ano em que perdeu para o Carolina Hurricanes.

“É a melhor torcida da liga! Estou orgulhoso em conseguir (chegar à final)”, comemorou Ryan Nugent-Hopkins. “Muitas lições dolorosas. É bom chegar até aqui. Sempre foi parte do plano”, disse McDavid.

Seguindo uma velha superstição da NHL, o elenco não tocou no Clarence Campbell Bowl, troféu dado ao campeão da Conferência Oeste.

Foto: NHL.com

instagram