NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
The Playoffs Brasil
9 de fevereiro de 2024 - 11h02

Brasil luta, mas perde para a Austrália na estreia do pré-olímpico feminino de basquete

Brasil empata na reta final, mas defesa australiana prevalece e conduz vitória das visitantes no minuto final

Tess Madgen - Austrália @ BrasilO Brasil abriu as portas da Arena Guilherme Paraense, em Belém, nesta quinta-feira (8) e recebeu a Austrália na estreia do torneio pré-olímpico feminino de basquete. A seleção brasileira lutou contra o favorito adversário, chegou a empatar na reta final, mas sucumbiu no último minuto e acabou derrotada por 60 a 55.

O torneio pré-olímpico classifica três das quatro seleções da sede brasileira em Belém. O Brasil enfrenta as duas outras seleções da competição no sábado (10), às 20h (horário de Brasília), quando enfrenta a Sérvia, e no domingo (11), no mesmo horário, quando pega a Alemanha. As três primeiras da classificação geral classificam-se para Paris 2024.

A ala Ezi Magbegor foi a grande destaque da noite ao anotar 18 pontos, agarrar sete rebotes e distribuir quatro tocos, inclusive um decisivo no minuto final de jogo. A veterana ala Bec Allen, do Connecticut Sun, também foi bem, com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências. A ala Cayla George terminou com sete pontos, mas acertou a bola de três, sua única no jogo, que desempatou o jogo no último minuto e guiou a vitória australiana.

Pelo Brasil, a pivô Kamilla Cardoso liderou com 11 pontos, seis rebotes e quatro assistências, enquanto Damiris Dantas anotou os mesmos 11 pontos (somente 3/11 nos arremessos de quadra), com cinco rebotes, mas sete desperdícios. Completando as jogadores com dez ou mais pontos, Leila Zabani registrou dez.

O jogo

Uma das favoritas do grupo, a Austrália, comandada pela história ex-jogadora e treinadora Sandy Brondello, também técnico do New York Liberty na WNBA, começou mostrando o cartão de visitas e logo abriu 10 a 3 no placar. As brasileiras não se intimidaram e conseguiram impor seu jogo no primeiro quarto, equilibrando as ações, mas ainda assim saindo derrotadas por 19 a 16.

O segundo quarto já foi diferente. Com uma defesa imponente, as australianas dominaram a parcial, fizeram uma corrida de 14 a 3, em que não deixaram as brasileiras pontuarem por quase seis minutos seguidos, e foram para o intervalo com 33 a 23 no placar, após limitarem o Brasil a sete pontos no segundo período.

Se o segundo quarto foi australiano, o terceiro foi brasileiro. A primeira metade foi equilibrado, com leve predomínio da Austrália (44 a 31 a 5:27 para o fim), mas a segunda metade foi do Brasil. Com todas as jogadoras contribuindo dos dois lados da quadra, as brasileiras fizeram 16 a 5 na segunda metade da parcial e foram para os últimos dez minutos perdendo por somente dois pontos (49 a 47).

Logo no início do quarto período, o Brasil empatou o jogo. Na sequência, mais de três minutos sem que nenhuma das equipes acertasse uma cesta, até Vitória Marcelino acertar três lances livres e virar o jogo (49 a 52). A partir daí, o jogo ficou nervoso e não passou de uma posse de diferença em nenhum momento até a reta final. Kamilla empatou o jogo em 55 a 1:51 para o fim, mas George acertou uma bola de três decisiva a 1:00, que acabou sendo aquela que sacramentou a derrota brasileira.

(Foto: Reprodução Twitter / Australia Basketball)

instagram