NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
The Playoffs Brasil
10 de dezembro de 2023 - 17h12

Rio Preto Weilers vence Galo FA e é campeão do Brasileirão de Futebol Americano

Defesa de time paulista brilha para garantir primeiro título de campeão brasileiro para o Weilers

Rio Preto Weilers vence o Brasileirão de Futebol Americano O Brasileirão de Futebol Americano tem um campeão inédito. Neste sábado (09), aconteceu a decisão da primeira divisão do torneio nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano – CBFA no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, onde o Rio Preto Weilers bateu o Galo FA pelo placar de 16 a 7 e levar o troféu de campeão para o interior de São Paulo.

Esse foi o terceiro título para o Weilers em 2023. O programa comandado pelo head coach Alexandre Ribeiro, o Xandão. O time já havia levado a Série Diamante da São Paulo Football League (SPFL) e da Taça Hinova Brasil, onde inclusive bateu o mesmo Galo, conquistando assim uma tríplice coroa na temporada.

O jogo

A segunda decisão do ano entre Rio Preto Weilers e Galo FA foi mais um grande duelo entre dois dos melhores times da modalidade no Brasil. A defesa de São José do Rio Preto praticamente anulou todas as ações do ataque mineiro e conseguiu forçar cinco turnovers para sair de campo comemorando mais uma vez. Mas para isso acontecer, vimos uma grande batalha em campo até o resultado.

O Weilers deteve bem as ações dos donos da casa – que decidiam em Minas por ter melhor campanha no torneio nacional – e conseguiu mover bem as correntes para tirar o zero do placar em após uma bela big play. Wellington Fidelis, o “Choque”, correu para dentro da terra prometida e Ganso converteu o ponto extra para deixar o jogo em 7 a 0.

O Galo bem que tentava avançar no campo, mas a defesa paulista estava muito bem preparada para para Lucas Caravita e os demais playmakers do Galo e deixar o time sem pontuar no primeiro quarto.

No segundo período, a unidade defensiva de Rio Preto aproveitou dos erros dos donos da casa para contê-los mais uma vez. O Weilers conseguiu capitalizar mais seis pontos em dois field goals de Ganso. Só que antes do intervalo, restante menos de um minuto para acabar o primeiro tempo, Caravita conseguiu achar Victor Holden para marcar o seu 51º touchdown no ano. Lucas Valente converteu o ponto extra e diminuiu para os mineiros: 13 a 7.

Na volta dos vestiários, foi a defesa do Galo FA que teve um papel mais importante. Contudo, os mineiros não aproveitaram o seu QB foi interceptado mais uma vez, agora por Thales, em uma tentativa de big play com o wide receiver Victor Vilaça.

Com a bola em mãos mais uma vez, o ataque do Galo sofreu mais um turnover, agora em corrida com Ariel, que viu Rick forçar o fumble e deixar o Weilers na linha de 27 jardas do campo de ataque.

O último quarto começou com as defesas sendo os pontos altos dos dois lados. Dessa vez foram os donos casa que roubaram a bola com Chamone forçando um fumble. O lado ofensivo dos Weilers ainda teve uma boa chance na red zone, já perto da goal line, mas não conseguiu entrar na end zone. Sem o TD, restou ao time ir para mais um FG certeiro de Ganso, colocando 16 a 7 no placar.

Com pouco tempo no relógio, o Galo veio para o tudo ou nada, já que eram duas posse de bola de diferença. Com o aviso dos dois minutos finais, Caravita tentou uma big play, mas passou para mais uma para interceptação, agora com Pavani, sendo o quinto turnover do Weilers na partida para definir o placar e o título dos paulistas no Brasileirão de Futebol Americano.

(Foto: Yan Barros/Reprodução Instagram Rio Preto Weilers)

instagram