NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
The Playoffs Brasil
24 de julho de 2024 - 00h07

Sesi Araraquara vira sobre Sampaio Basquete e é campeão da LBF 2024

Depois de sair perdendo série por 2 a 0, Araraquara vence Sampaio no jogo 5, fora de casa, e conquista bicampeonato da LBF

Vitória Marcelino - Sesi Araraquara @ Sampaio BasqueteO Sesi Araraquara visitou o Sampaio Basquete, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no Maranhão, nesta terça-feira (23), no decisivo jogo 5 das finais da LBF 2024 e conseguiu uma façanha inédita na liga. Após um equilibrado tempo regular, a equipe paulista dominou a prorrogação e venceu por 73 a 65, tornando-se o primeiro time a sair perdendo uma final por 2 a 0 e ainda assim sair campeão.

O time de Araraquara conquistou o bicampeonato consecutivo, após ter vencido o mesmo Sampaio, também por 3 a 2, nas finais de 2023.

A ala Vitória Marcelino foi a grande destaque da partida, contribuindo com 22 pontos, além de sete rebotes e 27 de eficiência, a maior marca do jogo. A experiente capitã do Sesi, Aline Moura, registrou um double-double de 15 pontos e 11 rebotes, e faturou o MVP das finais. A ala-armadora Jaqueline de Paula foi a outra única jogadora a pontuar em dígitos duplos, com dez pontos, além da bola decisiva de três que levou a partida para a prorrogação.

A partida marcou a despedida da histórica pivô Érika de Souza, com longa carreira no basquete brasileiro, na seleção, na WNBA e na Europa. Érika saiu do banco pelo Sesi e atuou por 11 minutos, registrando dois pontos e quatro rebotes.

Pelo Sampaio, a ala-pivô Sassá Gonçalves foi o maior pontuadora, com 13 pontos, além de seis rebotes. Atrás dela, a ala Rapha Monteiro contribuiu com 12 pontos e a armadora Alana Gonçalo teve 11 pontos.

O jogo

A partida começou nervosa, com muito mais erros do que acertos dos dois lados. O Sesi teve uma primeira metade no quarto inaugural melhor, mas o Sampaio fechou a parcial dominante, com uma sequência de 7 a 0 que levou o marcador a 13 a 9 para as maranhenses ao final dos primeiros dez minutos.

O jogo melhorou no segundo quarto, ainda mais a equipe do Sampaio nos primeiros minutos. As donas da casa chegaram a abrir sete pontos de frente (23 a 16) na entrada da metade final da parcial, mas sofreram com duas bolas de três seguidas da rivais já nos últimos dois minutos do primeiro tempo, que levaram o placar a 30 a 29 para as maranhenses, antes de terminar em 35 a 33.

O Sesi conseguiu virar a partida (42 a 41) na segunda metade do terceiro período, mas o jogo não foi além de uma posse de distância, terminando em 50 a 49 para a equipe de São Paulo antes do quarto derradeiro.

No último período, o Sampaio chegou a abrir sete pontos de frente (61 a 54) a 3:57 para o fim, mas não conseguiu sustentar a vantagem na reta final. Rapha conseguiu colocar três pontos de vantagem (63 a 60) após acertar uma bandeja a 25s para o fim, mas teve que ver Jaqueline acertar uma bola de três decisiva a 9s, que levou o jogo para a prorrogação.

A prorrogação foi de grande domínio da equipe de Araraquara, que permitiu apenas dois pontos das adversárias e controlou amplamente o placar.

(Foto: Reprodução Twitter / Liga de Basquete Feminino – João Marcos)

instagram